Tuberculoma de Ventrículo Esquerdo Associado a Lesão Valvar: relato de caso

Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Ecocardiografia ECOPE/UNICAP de Dr. Ciro José Gonçalves Carlos Rêgo

Orientador: Dr. Djair Brindeiro Filho

A tuberculose é atualmente uma das principais causas de morbidade e mortalidade por doenças infecciosas no mundo. É responsável por aproximadamente 1,5 milhão de mortes anuais em todo o mundo, principalmente em áreas onde o diagnóstico adequado e o tratamento ideal são insuficientes. Acomete geralmente os pulmões, porém, pode apresentar formas extra pulmonares que atingem vários segmentos do corpo, estando o coração dentre eles.

A pericardite é uma das manifestações cardíacas mais comuns, usualmente evolui para pericardite constritiva e apesar da eficácia da terapêutica anti bacteriana, a pericardiectomia pode ser necessária para o controle da insuficiência cardíaca. A endocardite causada por tuberculose afeta qualquer válvula e é observada principalmente em combinação com a tuberculose miliar. As apresentações endocárdicas e miocárdicas da tuberculose são incomuns e a documentação é limitada a relatos de casos.

RELATO DE CASO:

Estudante universitária, mulher, 23 anos, com história de febrícula prolongada, astenia e perda de peso. Foi encaminhada ao serviço de ecocardiografia de um hospital terciário para investigação de Endocardite Infecciosa. Negava tosse, dispneia dor torácica ou artralgia.

Ao exame físico apresentava-se levemente pálida, a ausculta revelou sopro sistólico em foco mitral, a pressão arterial media 110×60 mmHg e a temperatura corporal era de 37,8o Celsius. Não havia ruídos adventícios na ausculta pulmonar.

ECG:

O hemograma revelou hemoglobina de 9,6g/dl e eritrossedimentação de 55mm. A investigação com exames complementares foi negativa para AIDS, colagenases e doenças infecciosas; as hemoculturas foram todas negativas; o teste tuberculínico (PPD) foi não reativo.

RADIOGRAFIA DE TÓRAX:

Nota-se aumento da área cardíaca em relação ao Rx antes do início do quadro clínico.

Ecocardiograma:

Optado por realizar ressonância magnética cardíaca para melhor definição da massa intracavitária.

O ecocardiograma transtorácico (ETT), transesofágico (ETE) e a ressonância magnética (RNM), identificaram massa volumosa aderida à parede do ventrículo esquerdo, pequeno derrame pericárdico e acometimento significativo do aparato valvar mitral.

Após discussão clínica, a abordagem cirúrgica foi indicada, considerando-se que havia disfunção valvar, aumento de câmaras cardíacas e alto risco de a massa cardíaca ser um tumor maligno. Foi feita a ressecção cirúrgica e a troca da valva mitral por prótese biológica.

No estudo histopatológico foram visualizados granulomas com bacilos de Mycobacterium tuberculoses, sendo assim definido o diagnóstico com precisão.

Foi, então, iniciado o tratamento medicamentoso para a tuberculose com resultado satisfatório, ficando a paciente assintomática desde a alta hospitalar. Em seu retorno de controle de três anos ainda foi possível visualizar “cicatriz” da lesão tratada e prótese biológica normofuncionante.

A associação de tumor intracavitário com derrame pericárdico deve levantar a suspeita de tuberculoma, sobretudo em países onde a doença é endêmica. Neste caso específico, o tratamento medicamentoso, com altas taxas de sucesso, poderia ter evitado a abordagem cirúrgica com necessidade de troca valvar.

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
6 Comentários
Mais votado
O mais novo Mais velho
Feedbacks inline
Ver todos os comentários
Milton

Muito bom.

Antônia Sena

Otimizar imagem melhora o diagnóstico.
Grata

ADRIANA

INTERESSANTISSIMO! OBRIGADA POR COMPARTILHAR

Antônia Sena

Que bom! O objetivo é informar e esclarecer esses parâmetros de Otimização de Imagem para melhorar o fluxo de trabalho em ecocardiografia.
Abraço

Marco Aguiar

excelente. Parabens

Antônia Sena

Obrigada Dr. Marco!
Que bom que foi útil!

Grata

6
0
Adoraria lhe escutar, por favor, comente.x
()
x