O que é a Doença de Barlow?

A valva mitral pode apresentar alterações morfofuncionais de diversas causas, uma delas é a Doença de Barlow

Definida como uma causa primária de prolapso de valva mitral, a Doença de Barlow é caracterizada por alterações degenerativas que afetam o tecido colágeno e resultam em acometimento mixomatoso da valva mitral, provocando redundância das cúspides com abaulamento sistólico para o interior do átrio esquerdo e graus variáveis de regurgitação valvar. Ainda pode ser acompanhada de dilatação do anel mitral, fibrose subvalvar e calcificação de músculo papilar e anel valvar.

ESQUERDA – prolapso do folheto anterior e posterior, com aumento da espessura dos folhetos e dilatação do anel mitral (48 mm), além de focos de calcificação (*). DIREITA – prolapso do segmento médio do folheto posterior, com espessura dos folhetos preservada e ausência de dilatação do anel mitral (33 mm), além de ruptura de cordoalha (*).

O aspecto ecocardiográfico é bastante característico: a valva mitral aparece redundante, com folhetos bastante espessados e de aspecto rugoso, apresentando espessura maior que 6 mm na diástole. O prolapso, geralmente de ambas as cúspides, é muito evidente, sendo visualizado em todas as posições ecocardiográficas.

Prolapso de valva mitral com degeneração mixomatosa. Observa-se importante espessamento e redundância das cúspides (retirado de Castillo, J M. Ecocardiografia na prática clínica: problemas e soluções. 2011)

O modo M pode ser útil para verificar a redundância e o espessamento dos folhetos.

Prolapso de valva mitral mixomatoso. Modo M evidenciando a redundância das cúspides com relação ao diâmetro do ventrículo esquerdo, o movimento sistólico posterior da valva e o espessamento dos folhetos (retirado de Castillo, J M. Ecocardiografia na prática clínica: problemas e soluções. 2011)

Alguns achados podem ajudar na diferenciação entre Doença de Barlow e degeneração fibroelástica:

  • O ponto de coaptação fica abaixo do plano do anel valvar;
  • As porções média e proximal dos folhetos se deslocam para dentro do AE;
  • A porção distal dos folhetos permanece no plano do anel valvar ou na face ventricular.
Retirado de https://www.cardioserv.net/echo-mr-etiologies/

A seguir, alguns exemplos de Doença de Barlow (imagens do acervo de Dr Castillo):

Para mais conteúdo como esse, continue acompanhando nosso blog!

5 2 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais votado
O mais novo Mais velho
Feedbacks inline
Ver todos os comentários
Evaldo Rodrigues de Sousa

Gostei muito da matéria, descobrir que tenho esta doença,gostaria de mais informações sobre a doença

[…] no blog já fizemos uma postagem específica sobre a doença de Barlow (clique aqui), portanto, vamos falar um pouco mais sobre a deficiência […]

Daniella Rocha

Brilhante!!!

4
0
Adoraria lhe escutar, por favor, comente.x