Os valores hemodinâmicos pulmonares podem ser estimados na maioria dos pacientes por vários métodos validados. A PSAP deve ser estimada e relatada em todos pacientes com jatos de refluxos tricúspides adequadamente registráveis. O método recomendado é o da velocidade da insuficiência tricúspide, usando a equação de Bernoulli simplificada, somando a pressão estimada do átrio direito (AD).
Usando a equação de Bernoulli (gradiente pressórico = velocidade² x 4), calcula-se o gradiente da regurgitação tricúspide medindo o pico da curva de regurgitação. Este gradiente pressórico, acrescido da pressão média do átrio direito, corresponde à pressão sistólica do ventrículo direito, que praticamente é a mesma da artéria pulmonar, caso não haja obstrução ao nível da valva pulmonar.
![](https://blog.escolaecope.com.br/wp-content/uploads/2020/08/Insuficiéncia-da-valva-tricuspide-1024x551.jpeg)
![](https://blog.escolaecope.com.br/wp-content/uploads/2020/08/TRV-2.8-ms-1024x775.jpeg)
Contudo, frequentemente nos deparamos com casos em que não há refluxo tricúspide ou em que se tem uma dificuldade de se obter uma curva de fluxo adequada. Nestas situações, o cálculo do tempo de aceleração do fluxo pulmonar (TAC) pode ser uma ferramenta útil para estimar a pressão sistólica da artéria pulmonar. Nos casos em que há hipertensão pulmonar, o intervalo entre o início e o pico do fluxo pulmonar encontra-se encurtado (< 100 ms). Valores inferiores a 80 ms indicam aumento da pressão sistólica pulmonar superior a 40 mmHg, não havendo, entretanto, relação entre o grau de encurtamento e o da pressão pulmonar. Contudo, este índice apenas sugere a presença de hipertensão pulmonar sem quantificá-la.
![](https://blog.escolaecope.com.br/wp-content/uploads/2020/08/101052019-0822740-1024x881.jpeg)
Assim sendo, o valor da PSAP pode ser obtido através da seguinte fórmula: PSAP = 134 – (0.9 x TAC).
![](https://blog.escolaecope.com.br/wp-content/uploads/2020/08/IMG_8650-1024x608.jpg)
![](https://blog.escolaecope.com.br/wp-content/uploads/2020/08/IMG_8651-917x1024.jpg)
Para mais conteúdo como esse, acompanhe nosso blog!
![](https://blog.escolaecope.com.br/wp-content/uploads/2023/03/foto-2.jpg)
Graduado em medicina pela Universidade Potiguar (UnP). Possui residência em Clínica Médica pelo Hospital Universitário Onofre Lopes – HUOL (UFRN) e em Cardiologia pelo Procape – UPE. Porta o título de especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e é pós-graduado em Ecocardiografia, pela ECOPE.
Muito bom. Uma excelente alternativa!
[…] O hiperfluxo pulmonar por tempo prolongado provoca elevação da pressão pulmonar, com graus variáveis e hipertensão, que deve ser aferida pela avaliação do refluxo tricúspide ou pelo tempo de aceleração do fluxo pulmonar. […]
Execelente resumo