Valva Mitral com Folheto Único

Malformações congênitas da valva mitral são consideradas raras e, na maioria dos casos, são detectadas durante a infância, com prognóstico associado a uma taxa significativa de mortalidade.

Na constante busca por conteúdos para este canal, encontrei um relato de caso na Cardiovascular Imaging Case Reports, com ênfase na abordagem cirúrgica, de uma valva mitral com folheto único.

Mulher, 65 anos, portadora de Lúpus Eritematoso Sistêmico complicado com nefrite lúpica, procurou avaliação cardiológica por fadiga e dispneia progressiva. Ao exame físico, observou-se sopro holossistólico em foco mitral, com irradiação para região axilar e com piora à expiração. Não apresentava sinais de congestão sistêmica ou pulmonar e o eletrocardiograma não demonstrou alterações. Foi, então, solicitado um ecocardiograma transtorácico.

É possível notar a completa ausência do folheto posterior da valva mitral, com o folheto anterior alongado coaptando no plano do anel valvar onde deveria haver a inserção do folheto posterior.

Eixo curto em 3D à nível da valva mitral demonstrando folheto único anterior

Presença de refluxo valvar de grau importante, com ERO 0,43 cm2, e jato excêntrico em direção anterior.

A paciente, então, realizou estudo transesofágico, bem como foi submetida a uma ressonância magnética, cujos achados foram compatíveis com o ecocardiograma transtorácico.

ECO TE com ausência do folheto posterior da valva mitral e refluxo valvar importante

Após análise das imagens, foi indicada abordagem cirúrgica como opção de tratamento. Inicialmente, foi pensado em realizar uma troca valvar por prótese metálica, contudo a paciente não concordou pelos riscos envolvidos na anticoagulação. Assim, foi realizada uma plastia mitral com patch de pericárdio bovino.

Aspecto transoperatório: folheto anterior e ausência completa do folheto posterior
Anuloplastia com reparo do folheto posterior com patch de pericárdio bovino com boa coaptação

A presença de valva mitral com folheto único é uma malformação rara, com apenas poucos relatos de casos na literatura. Pode ocorrer simultaneamente com outras anomalias estruturais do coração, como por exemplo valva tricúspide bivalvular, e costuma ter prognóstico muito ruim.

E aí, achou interessante ? Até a próxima.

5 3 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks inline
Ver todos os comentários
0
Adoraria lhe escutar, por favor, comente.x
()
x