Por Mayra Rodrigues
Representantes da Escola de Ecocagrafia de Pernambuco (Ecope) participaram do 74º Congresso Brasileiro de Cardiologia, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, de 20 a 22 de setembro.
Considerado o maior encontro da cardiologia brasileira e latino-americana, o evento reuniu pessoas com interesse em comum: conhecimento e atualização na área da cardiologia. Em época da reconhecida importância do Heart Team, os profissionais aliados ganharam o seu espaço.
Este ano, uma das propostas foi fomentar ideias e trazer uma programação feita para contemplar as diferenças. O objetivo era promover a interação entre os participantes e palestrantes, aumentar o “networking” e o debate da cardiologia, mas também de outros assuntos importantes para a comunidade.
“Como vem ocorrendo desde sua fundação em 2010, a Ecope participa da maioria dos eventos científicos nacionais e internacionais com apresentação de palestras, moderação de mesas e temas livres”, destacou o médico cardiologista, especialista em ecocardiografia, com mais de 40 anos de experiência, diretor e professor da Ecope, José Castillo.
Ainda de acordo com ele, “apesar da distância e das baixas temperaturas houve a participação de muitos alunos da nossa escola”, comemorou.
A Ecope se fez presente também na moderação de um Simpósio do DIC-SBC e na coordenação de uma Mesa Redonda sobre Ventrículo Direito, pelo Dr. Castillo. Além de apresentação de dois Temas Livres pelos doutores Carlos Mazzarollo e Jonny Vitor Diniz, da instituição.
“Como sempre, o resultado foi altamente positivo, com a mais recente atualização científica, exposição de temas tratados diariamente na nossa Escola como Strain Cardíaco e Ecocardiografia Tridimensional e troca de informações e conhecimento com colegas de todo o país.
Tivemos ainda, a satisfação de ver o reconhecimento do trabalho sobre MAPA, do nosso estimado Dr. Audes Feitosa, que acabou de lançar um livro sobre o tema. Soubemos, também, do êxito de vendas do livro Strain Cardíaco, de minha autoria, que teve seus exemplares esgotados durante o Congresso”, destacou Castillo.
O encontro foi marcado pelas discussões tradicionais, como Mesas Redondas e Colóquios, mescladas com novidades, como “Chega de enrolar: quero uma opinião”, “Traga o seu caso” e “SBC Talks”.
Foi abordado também a cardiopatia isquêmica, insuficiência cardíaca, hipertensão, arritmias, mas também de estresse, alimentação saudável, empreendedorismo, comunicação efetiva.
Grandes nomes internacionais falaram de suas pesquisas, enquanto o melhor da produção de conhecimento do Brasil foi discutido nas sessões de temas livres. Os aspectos mais práticos ficaram com espaço destacado nas sessões de Hands-on.
Durante a participação da comitiva Ecope, foram realizados contatos com algumas empresas com o objetivo de melhorar e estender o conteúdo dos cursos ministrados na instituição.
“Assim, mais um Congresso, maior divulgação do nosso lema – O ensino levado a sério – e maior satisfação em ver cada vez mais cardiologistas brasileiros que passaram pela Ecope”, pontuou Castillo.
O próximo congresso com presença da escola será em Viena, na Áustria. A participação será no Euroecho 2019 com a apresentação de 4 temas livres, um dos quais oral.
Para mais informações, acompanha nosso blog.