Dessa vez vamos trazer um modelo diferente de postagem na tentativa de aumentar a interação entre os leitores do blog (tomara que dê certo!!). Publicarei imagens de um caso visto na ECOPE e deixarei o espaço para que todos comentem sobre o diagnóstico. Posteriormente, publicarei a resposta. Vamos lá …
Paciente do sexo feminino, 38 anos, com passado de cirurgia cardíaca não especificada, vem para novo ecocardiograma de rotina. No momento, assintomática e informa perda de seguimento ecocardiográfico (último exame há 03 anos), contrariando a recomendação do médico assistente (SIC).
Bem, é isso! Sem mais imagens para não facilitar a vida de vocês (rsrsr). Aguardo os comentários e em breve postarei a resposta.
Graduado em medicina pela Universidade Potiguar (UnP). Possui residência em Clínica Médica, pelo Hospital Universitário Onofre Lopes – HUOL (UFRN), e em Cardiologia, pelo Procape – UPE. Porta o título de especialista em Cardiologia, pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). E é pós-graduado em Ecocardiografia, pela ECOPE.
Mas vc está muito exigente, Caio … dê mais dicas… ou mande mais videos !!!
Tá dificil, essa !
Kkkkkkkkkkkkk
Abçs
Georgia Rocha
=)
Aneurisma do seio não coronariano , com insuficiência moderada a importante , interrogo possível válvula bicúspide como patologia primaria
Essa é a minha impressão também, além de haver prolapso da valva aórtica associado
Vamos arriscar… VE parece aumentado. Me parece ter AO bicuspide com IAO moderada a severa ( color preenche quase toda VSVE)
Pseudoaneurisma em região mitro aórtica.
[…] Dando continuidade ao nosso teste, eis a conclusão do nosso desafio: […]
Falaria VAo bicuspide, com possivel prolapso e aneurisma da raiz aortica com importante regurgitacao. Quanto a cirurgia realizada, dificil falar…
Aneurisma de seio coronário