ADAPTAÇÃO DO VENTRÍCULO DIREITO – PARTE 6.

Contradizendo o conceito de que o VD não apresenta movimento de rotação, estudo com ressonância magnética comparando a deformação rotacional de ambos os ventrículos mostra evidências de um mecanismo de rotação do VD semelhante ao observado no VE, mas que ocorre com maior sincronismo de contração [18]. Na sua análise os autores concluem que o strain circunferencial do VD é semelhante ao do VE (-18,0% vs -18,2%), mas o strain longitudinal é maior (-20,0% vs -15,9%) (Figura 20).

Figura 20. Estudo comparativo do strain longitudinal (esquerda) e circunferencial (direita) no VE e no VD, obtido por ressonância magnética (Suever et al. IEEE Trans Med Imaging 2017; 36:1076).

Observaram, também, que a torção do VD é comparável à do VE (6,2° vs 7,1°) e que o VD contrai mais tarde, mas de forma mais sincronizada do que o VE (Figura 21).

Figura 21. Rotação dos diferentes segmentos do VE e do VD avaliados pela ressonância magnética (Suever et al. IEEE Trans Med Imaging 2017; 36:1076).

Outro estudo recente, realizado com ecocardiografia, analisando o eixo menor do VD em indivíduos sadios mostrou que o VD apresenta rotação basal horária de -1,2±2,8°, rotação apical anti-horária de 7,7±6,2° e torção (twist) de 7,7±7,4° [19] (Figura 22).

Figura 22. Rotação basal, apical e twisting do VD obtido pelo speckle tracking em corte transversal (Yang et al. Clin Ultrasound 2022; 7:95).

Um estudo experimental, realizado em porcinos nos quais foi induzida dilatação do VD por sobrecarga volumétrica (insuficiência pulmonar provocada cirurgicamente) [20] mostrou que as miofibrilas se distribuem de forma mais circunferencial com proliferação de miócitos paralelos à superfície subepicárdica, aumentando a angulação entre as camadas subepicárdica e subendocárdica. Esta angulação, observada com maior intensidade na região medial da parede lateral do VD (Figura 23). Os ângulos de intrusão, provocados pela adição de novos miócitos, também aumentaram nesta mesma região.

Figura 23. Estudo com ressonância magnética com a técnica de tensores de difusão mostrando a mudança na angulação das fibras miocárdica no VD submetido a dilatação.

Estas alterações na arquitetura helicoidal do VD podem ser indicativas de movimento de torção desta cavidade, o que resulta em aumento do strain longitudinal na região apical e em aumento do trabalho miocárdico apical do VD.

De forma informal, analisando 20 indivíduos sadios com a mesma técnica que Yang [19], encontramos uma rotação apical do VD em sentido anti-horário de 5,59±2,62° e um twist de 6,75±3,66°, observando-se, ainda, maior rotação na parede lateral (Figura 24).

Figura 24. Rotação apical do VD obtida em indivíduo sadio. A maior angulação da rotação foi observada na parede lateral da cavidade.

Quando analisamos um atleta treinado, modalidade resistência, encontramos rotação apical do VD de 12.6° e rotação da parede lateral de 17.5°. O strain longitudinal do VD era normal (-21%) com amplo predomínio da deformação apical, de 30° (Figura 25).

Figura 25. Avaliação da rotação apical e do strain longitudinal do VD em atleta de elite, modalidade de resistência (triátlon), observando-se aumento da rotação apical e do strain longitudinal apical.

Por enquanto são só teorias, mas devem ser pesquisadas profundamente para melhor entender os mecanismos de adaptação do VD.

Referências.

18. Suever JD, Wehner GJ, Jing L, Powell DK, Hamlet SM, Grabau JD, et al. Right ventricular strain, torsion, and dyssynchrony in healthy subjects using 3D Spiral CINE DENSE magnetic resonance imaging. IEEE Trans Med Imaging 2017; 36:1076-1085.

19. Yang HS, Mookadam F, Khandheria BK, Chandrasekaran K. Right ventricular segmental rotation and torsion in normal subjects on 2D speckle tracking echocardiography. Clin Ultrasound 2022; 7:95-102.

20. Agger P, Ilkjaer C, Lausten C, Smerup M, Frandsen JR, Ringgaard S, et al. Changes in overall ventricular myocardial architecture in the setting of a porcine animal model of right ventricular dilation. J Cardiovasc Magn Res 2017; 19:93.

4 1 voto
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks inline
Ver todos os comentários
0
Adoraria lhe escutar, por favor, comente.x