Dicas de bons alimentos para o coração

As doenças cardiovasculares como a cardiopatia isquêmica e infartos permanecem sendo a principal causa de morte mundial. Sabe-se que milhões de pessoas morrem por ano em decorrência de doenças do coração.

De acordo com estatística da Organização Mundial da Saúde, em 2011 morreram 17 milhões de pessoas por condições cardíacas. O cenário é realmente preocupante, pois desde 2000 as doenças cardíacas lideram o ranking de principais causadoras de mortes mundiais.

Existem determinados alimentos bons para o coração, que podem agir de forma direta na prevenção de doenças do coração ou ajudar a tornar mínimo os problemas cardiovasculares somados ao consumo de alguns medicamentos.

São alguns:

Abacate

Repleto de gordura monoinsaturada, o abacate pode ajudar a reduzir os níveis do colesterol ruim e elevar a quantidade do colesterol bom em seu corpo. Os abacates permitem a absorção de outros carotenoides, especialmente betacaroteno e licopeno, que são essenciais para a saúde do coração.

Aveia

A aveia é rica em ácidos graxos/gordos, ômega 3, magnésio, potássio, niacina, cálcio e fibra solúvel. Consumir aveia regularmente ajuda na redução dos níveis de colesterol ruim e mantém suas artérias limpas.

Batata doce

Repleto de beta-caroteno, vitaminas A, C e E e fibras, a batata doce é um ótimo alimento para comer pura no lanche da tarde ou em receitas especiais.

Brócolis

Rico em beta-caroteno, vitaminas C e E, potássio, folato, cálcio e fibras, pode ser consumido como salada, em massas como macarronadas, panquecas, pão sírio ou em lanches vegetarianos.

Cenouras

Rica em carotenoide e fibras, a cenoura pode ser consumida sempre, seja cozida no arroz e com carne ou crua em saladas. Também pode ser consumida ralada sobre o macarrão ao sugo ou integrar sobremesas como o bolo de cenoura caseiro.

Espinafre

Espinafre possui luteína, folato, potássio e fibras em sua composição e por isso pode ajudar o seu coração a se manter mais saudável. Uma pesquisa que examinou 15 mil pessoas em 12 anos constatou que aqueles que comeram porções de legumes todos os dias reduziram os riscos de doenças cardíacas em 25% em relação aos outros.

Maçãs

As maçãs foram associadas a reduzirem os riscos de doença cardíaca coronária e doença cardiovascular. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos acompanhou um grupo de pessoas por ano e constataram que quem se alimentou de maçã de forma frequente e diária tinham menos chances de desenvolver problemas cardíacos.

Elas são alimentos bons para o coração devido a alguns compostos como flavonoides e antioxidantes que reduzem o colesterol ruim e impedem a formação de placas nas artérias. As maçãs também possuem vitamina C e pectina, uma fibra solúvel.

Mamão

Possui beta-caroteno, beta-criptoxantina, luteína (carotenóides); Vitaminas C e E; folato; cálcio; magnésio e potássio. Pode ser consumido puro nos cafés da manhã, em pedaços na salada ou como sobremesas. Além disso, o suco de mamão é muito recomendado.

Nozes

Nozes são alimentos bons para o coração, cheios de ômega-3, e junto com amêndoas e nozes de macadâmia, são carregados de gordura mono e poli-insaturada. Além disso, nozes possuem mais fibras e são uma grande fonte de gordura saudável.

Salmão

Riquíssimo em ômega-3 (ácidos graxos), o salmão pode efetivamente reduzir a pressão arterial e manter a coagulação sob controle. O ideal é consumir duas porções de salmão por semana, o que pode reduzir o risco de sofrer ataque cardíaco. Salmão contém a astaxantina carotenoide, que é um antioxidante muito poderoso.

Deve-se tomar cuidado ao escolher o salmão, o ideal é optar por salmões frescos chamados de selvagens, pois os de criadouro podem conter inseticidas, pesticidas e metais pesados que prejudicam a saúde. Outros peixes como, atum, arenque e sardinha também podem são alimentos bons para o coração.

Soja

Soja pode reduzir o colesterol e, uma vez que é baixa em gordura saturada, também é uma ótima fonte de proteína magra, sendo um dos alimentos bons para o coração. Procure por fontes naturais de soja como o tofu e o leite de soja, que são ótimas opções de acompanhamento em um mingau de aveia ou em cereais. Mas cuidado com o sódio de algumas sojas como aqueles alimentos processados que aumentam a pressão arterial, como é o caso da salsicha de soja.

Tomate

Rico em betacaroteno e alfacaroteno, licopeno, luteína (carotenóides); vitamina C; potássio; folato e fibra, o tomate é um alimento que cai bem com várias comidas, seja na forma de molho, suco de tomate, como salada ou integrando lanches saudáveis.

Uva passa

Pode ajudar a proteger sua gengiva e o coração. Uma pesquisa revelou que os antioxidantes presentes nas passas combatem o crescimento de uma espécie de bactéria que pode causar inflamação e doenças na gengiva. Além disso, constatou-se que pessoas com problemas na gengiva são 50% mais propensos a desenvolver doenças cardíacas. Assim, ao comer uva passa você está prevenindo os dois problemas. Coloque uva passa no iogurte, frutas, bolos caseiros, arroz integral ou saladas.

Fonte:  Mundo Boa Forma -> https://bit.ly/2AAs86q

Para mais informações, acompanha nosso blog.